Colocar um chocolate na dieta não é a coisa mais difícil que existe porque o cacau possui inúmeros benefícios como antioxidantes por exemplo.
O único problema é saber qual o chocolate que vamos consumir, pois hoje em dia a coisa mais difícil que existe é achar um chocolate que não seja praticamente só açúcar e gordura vegetal. E para saber qual usar não tem como fugir de ler a lista de ingredientes. Vamos analisar alguns tipos que mais aparecem para ver qual a melhor opção.
Lembrando que segundo a lei para ser considerado chocolate ele deve ter uma porcentagem maior que 25% de sólidos de cacau (nibs, cacau em pó e manteiga de cacau).
Chocolate 70% cacau
Massa de cacau;
açúcar;
manteiga de cacau;
cacau em pó;
emulsificante lecitina de soja;
aromatizante.
Sendo de uma boa marca ele não terá um sabor muito amargo. No mercado existem opções até com maiores porcentagens de cacau, isso significa que um chocolate 80% cacau tem apenas 20% dos outros ingredientes.
Chocolate ao leite
Açúcar;
leite em pó integral;
manteiga de cacau;
soro de leite em pó;
gordura vegetal;
glicose;
gordura de manteiga desidratada;
açúcar invertido;
emulsificante lecitina de soja, poliglicerol polirricinoleato;
aromatizante.
Nessa opção já vemos o açúcar assumir a primeira posição (sendo a maior quantidade dos ingredientes) e ainda temos glicose e açúcar invertido que são outros nomes para o açúcar.
Chocolate tipo cobertura ou fracionado
Açúcar;
gordura vegetal;
cacau em pó;
permeado de soro de leite em pó;
leite integral em pó;
emulsificantes lecitina de soja e poliglicerol polirricinoleato;
aromatizante.
Esse é o pior tipo de chocolate e o mais encontrado por aí. Ele não tem a quantidade de massa de cacau exigida por lei e a gordura vem de fonte vegetal e não é utilizada a manteiga de cacau.
Como comer o Chocolate
O verdadeiro chocolate derrete em temperatura de 36°C (temperatura do nosso corpo), então o certo é deixar ele ir derretendo na boca aos poucos.
Ele deve ser macio e suave, além de não deixar um sabor de gordura na boca.
Os chocolates, assim como o vinho e o café, dependem do local onde o ingrediente principal - cacau, no caso - foi produzido, então muitas vezes você vai ver na embalagem a localização do cacau utilizado (para chocolates premium) para uma degustação.
Agora você já sabe qual a melhor opção e no começo pode ser difícil sair de um chocolate bem doce para outro mais amargo. O que eu sugiro é ir mudando aos poucos para ir se desacostumando com o açúcar.
Na dúvida procure um nutricionista que possa te ajudar nesse processo de escolhas mais saudáveis.
Abraço
Nutri Fer Scaravelli
CRN-3 66249/P
Comments