Ômega-3 - Quer evitar o envelhecimento? Comece por aqui!

Você vive estressada?

Então, nossa população está envelhecendo em ritmo acelerado e muitas vezes sem ter uma boa qualidade de vida. Junto com esse envelhecimento vem uma coleção de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão e outras.


Agora, como isso ocorre?

O estresse crônico pode causar acúmulo de gordura visceral que acaba gerando inflamação e também estresse oxidativo que acabam entrando num ciclo que se retroalimenta.


Em indivíduos normais o cortisol inibe a liberação de substâncias proinflamatórias, entretanto em pessoas com estresse crônico o cortisol não dá conta e não tem mais resposta pro organismo. Dessa forma, aumenta o cortisol sanguíneo e o desenvolvimento de doenças crônicas se inicia.


E é quando entra na história o ômega-3, que é um ácido graxo poli-insaturado que possui efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios e conta também com efeitos antitrombóticos.

Ele está relacionado com o aumento do HDL colesterol, melhorando o metabolismo das gorduras do nosso corpo, atuando na redução da pressão arterial, na melhora do sistema vascular, na estabilização das placas de gordura das artérias (ateroscleróticas) e também está ligado a melhora da sensibilidade à insulina. Além de tudo isso, o ômega-3 pode estar associado com a proteção dos neurotransmissores combatendo a neuroinflamação.


Então, pensando em prevenção a inclusão desses ácidos graxos (ômega-3) pode ser muito promissora para a prevenção tanto de doenças cardiovasculares quanto para a prevenção de doenças degenerativas do sistema nervoso.


Normalmente é feita suplementação com óleo de peixe, porém o ômega-3 está presente em peixes de águas geladas e aqui no Brasil recebemos peixes de cativeiro que não chegam a ter bons teores desse ácido graxo.


Mas esse ômega também é encontrado no reino vegetal, estando presente em:

Linhaça

Chia

Óleo de Soja

Óleo de Canola

E para os veganos, os suplementos de ômega-3 são feitos a partir de microalgas.


Agora o mais importante: Não adianta se encher desses óleos com ômega-3 e manter o resto da dieta toda detonada. Eles fazem parte de um conjunto em que estão também a redução de gordura saturada (animal) e de outros óleos proinflamatórios.

Quer evitar o envelhecimento? Comece por aqui!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo