17 de maio - Dia Mundial da HipertensãoHoje é o dia mundial da hipertensão - pressão sanguínea alta - e esse é um dia para lembrar que essa doença é uma "assassina silenciosa".Suas consequências são muito nocivas ao nosso corpo e levam o surgimento de diversos problemas sérios de saúde, como infartos, AVCs, aneurismas, insuficiência renal e outras tantas.Apesar de hoje em dia existirem remédios que controlam bem a hipertensão, popular pressão alta, ainda assim é muito importante olhar para os fatores que estão causando ela e control
top of page

17 de maio - Dia Mundial da Hipertensão


Hoje é o dia mundial da hipertensão - pressão sanguínea alta - e esse é um dia para lembrar que essa doença é uma "assassina silenciosa".


Suas consequências são muito nocivas ao nosso corpo e levam o surgimento de diversos problemas sérios de saúde, como infartos, AVCs, aneurismas, insuficiência renal e outras tantas.


Apesar de hoje em dia existirem remédios que controlam bem a hipertensão, popular pressão alta, ainda assim é muito importante olhar para os fatores que estão causando ela e controlá-los.


E aqui, não estou falando de você tirar o sal do arroz e do feijão, pois se você continuar consumindo produtos embutidos e industrializados (que utilizam sal como conservante) de nada vai adiantar.


Por exemplo, em um único pacotinho de tempero industrializado encontramos quase que a recomendação DIÁRIA de sódio).


Também é importante cuidar da obesidade e do estresse, além de acabar com o tabagismo e consumo de álcool para um melhor controle da hipertensão arterial.


São problemas que vão virando uma bola de neve e aqui a gente entra - tanto os profissionais da nutrição quanto os estilos de vegetarianismo. Explico:


Os pesquisadores estão fazendo muitos estudos com doenças crônicas (e a hipertensão é crônica) e estão verificando uma melhor qualidade de vida em pessoas com dieta vegetariana.


Um dos motivos seria a redução de gordura saturada (aquela de origem animal) e o aumento de minerais vindos dos vegetais como magnésio e potássio e cálcio, e também o consumo de mais alimentos integrais.


Por isso, além de ter uma alimentação baseada em produtos de origem vegetal, é interessante controlar o peso e também realizar algum programa de exercícios físicos (feitos com profissional capacitado). Ademais é aconselhável moderar (a zerar) o consumo de álcool e do tabagismo.


Agora quanto a restrição do sódio: Deve-se diminuir principalmente alimentos industrializados (embutidos, conservas e alimentos enlatados). Tente ter uma dieta mais natural possível e reduzir o "sal de cozinha" quando usado em excesso.


O que podemos fazer na alimentação para prevenir a hipertensão e melhorar a qualidade de vida?


--> Vamos incluir mais frutas, verduras e legumes na nossa alimentação!!

Como fontes de potássio, magnésio e antioxidantes temos, principalmente, nos vegetais verdes escuros (couve, espinafre...), nas leguminosas (feijão, ervilha...), nas frutas (banana, melão...)


--> Reduzir os carboidratos refinados e açúcar e fazer sua troca por carboidratos integrais e frutas é uma boa pedida.


--> Quanto à restrição de sódio, temperos prontos, molhos prontos, molho de salada industrializado, sopas em pó, macarrão instantâneo, conservas, embutidos (presunto, mortadela etc.), enlatados devem ser minimamente consumidos (se você não conseguir excluí-los do seu cardápio).


--> Usar e abusar dos temperos naturais: ervas, limão, especiarias, alho, cebola, salsinha, cebolinha etc.


--> Consumir gorduras de fontes vegetais, castanhas e linhaça são os um ótimo exemplo.


Se você já começar a seguir algum item dessa superlista já estará na frente de muitas pessoas e sua saúde agradece o cuidado.

Agora, te convido a dar um passo em direção a aumentar o consumo de vegetais. Quem vem?


Abraço

Nutri Fer Scaravelli

CRN-3 66249/P

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page