Alecrim (Salvia rosmarinus)
É chamada erva da alegria!
Além da cozinha é muito utilizada através dos óleos essenciais para aromatizar o ambiente e também é muito estudada por suas propriedades bioativas.
Na cozinha ela vai muito bem com os assados. Experimente colocar raminhos junto com batatas para assar ou em um pão (a focaccia é uma excelente forma de incluir o alecrim), também combina bem com legumes e molhos.
Manjericão
O manjericão também é uma planta medicinal e bastante estudada. Possui, assim como o alecrim, propriedades bioativas e também pode ser usado na forma de óleo essencial para aromatizar o ambiente.
Existem vários tipos de manjericão: folha menor, folha maior, roxo. Pode escolher a sua versão favorita.
Pode entrar em saladas e sucos. Na famosa pizza margherita ele é um dos protagonistas. Em molho de tomate o sabor fica especial e poucas pessoas resistem ao molho pesto genovese com o manjericão.
Sálvia
Olha que coincidência... a sálvia também é reconhecida pelas suas propriedades bioativas.
Tem um sabor muito característico e marcante então cuidado para não pesar a mão.
Vai bem em molhos, sopas e caldos.
Experimente um macarrão com manteiga (ou azeite) e sálvia. Recomendo.
A maioria das ervas possuem propriedades bioativas e, assim como a gente toma cuidado com a dosagem de remédios, devemos tomar o mesmo cuidado com o consumo dos chás e temperos. Eles podem ajudar mas também podem piorar alguns casos. Por isso é tão importante a variedade, tanto de alimentos quanto de temperos.
Abraço
Nutri Fer Scaravelli
CRN-3 66249/P
Comments