Como montar um prato vegetariano saudável? Prato Vegetariano SaudávelQuando a gente pensa em como montar um prato vegetariano saudável chega a dar um nó na cabeça. Eu entendo... demorou muito pra eu entender também que precisava de tudo isso aí dessa foto. Por um tempo a gente acaba se mudando lá para a carbolândia e fica na mistura de arroz, batata e pão com queijo. Agora o que a gente precisa mesmo é trazer cor e vida para o nosso prato. Cereais Integrais - os integrais acabam tendo mais micronutrientes (vitaminas e minerais) nessa par
top of page

Como montar um prato vegetariano saudável?


Prato Vegetariano Saudável

Quando a gente pensa em como montar um prato vegetariano saudável chega a dar um nó na cabeça. Eu entendo... demorou muito pra eu entender também que precisava de tudo isso aí dessa foto. Por um tempo a gente acaba se mudando lá para a carbolândia e fica na mistura de arroz, batata e pão com queijo. Agora o que a gente precisa mesmo é trazer cor e vida para o nosso prato.

Cereais Integrais - os integrais acabam tendo mais micronutrientes (vitaminas e minerais) nessa parte fibrosa que é retirada no refinamento. Ex: arroz, trigo, macarrão, milho e aveia.

Sementes e Castanhas - Elas tem proteína, gorduras boas e minerais. Ex: sementes de girassol, abóbora, nozes, castanha do brasil, castanha de caju, amêndoa, avelã, etc. - Aqui se você reparar não é uma porção grande para ser consumida. Então a moderação ajuda bastante (principalmente o bolso).

Leguminosas - Aqui estão os alimentos com mais proteína. Ex: feijões (carioca, preto, fradinho, azuki, etc), lentilha, ervilha, grão de bico, vagens, amendoim.

Vegetais - Alimentos coloridos, com muitos micronutrientes e fitoquímicos. Além de entrarem com uma boa parte das fibras da dieta. Variedade é muito importante aqui. Ex: cenoura, alho, cebola, berinjela, beterraba, e os cogumelos apesar de serem fungos acabam entrando aqui pois se assemelham em função com os vegetais.

Frutas - Fontes de micronutrientes, açúcar (bom) e fibras. Também consumir variando os tipos pelos mesmos motivos dos vegetais. Ex: laranja, banana, morango, uva, figo, melancia, etc.

Fontes de Cálcio - leite de soja, tofu, couve, amendôas, etc.

Ainda devem ser consideradas a ingestão de ômega 3, B12, vitamina D e iodo. Vamos ainda falar sobre esses nutrientes de forma específica para entender melhor a importancia deles no nosso corpo e também como conseguir a ingestão adequada.


Abraços

Nutri Fer Scaravelli

CRN-3 66249/P

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page