Feijoada Vegetariana também é feijoada


Já perdi as contas de quantas vezes já escutei isso. Mas para ser sincera nem ligo. Continuo firme e forte com as minhas feijoadas vegetarianas feliz da vida e aproveitando os benefícios dos ingredientes.


Agora se você, por acaso, precisa diminuir a quantidade de gordura animal, principalmente por problemas de saúde, dê uma chance para essa belezinha.

Vai ter o mesmo gosto?

Provavelmente, não! Não vou enganar ninguém aqui, risos, mas é uma forma diferente de consumir o feijão preto, que, pelo menos aqui, no estado de São Paulo não é muito consumido fora dessa preparação.


A feijoada tradicional aparece como um prato nacional. Quando se pensa em Brasil logo a feijoada já aparece na lista. Mas será que ela é só nossa?


Existem vários pratos parecidos que levam carnes, legumes e verduras cozidos ao redor do mundo e, inclusive alguns deles datam até mesmo de serem característicos do Império Romano.

Alguns exemplos: Cassoulet (França), cozido (Portugal), paella (Espanha), casouela e bollito (Itália).

Tradicionalmente, no Brasil, seria a feijoada um feijão gordo, isto é, feijão preto acrescido de toucinho e carne seca.


Agora, a feijoada vegetariana nada mais é que um prato bem mais saudável, visto que não tem esse monte de gordura saturada e ainda aproveita todo o potencial do feijão e podemos ter mais proteínas e minerais se acrescentamos tofu defumado. Além de tudo isso ainda não tem aquele efeito de difícil digestão da feijoada tradicional.


Existem no mercado opções veganas de linguiças, bacon, e outras coisas. Eu particularmente não gosto muito dessas opções (gosto particular, pois existem algumas mais saudáveis e outras que é só uma forma de fazer você comer aditivo químico).

Eu costumo usar o tofu defumado para dar o gosto mais característico, mas fica a seu critério usar ele também ou não. Se você consome leite e derivados também tem a opção de usar o queijo provolone.


📝 Receita:


🔸500g de feijão preto cozido bem al dente (depois vai cozinhar mais um tempinho com os legumes)

🔸5 dentes de alho

🔸1/2 cebola picada

🔸1 cenoura média picada em cubos

🔸1 inhame médio picado em cubos (pode substituir por cogumelos, brócolis...)

🔸1 xícara de tofu defumado ou queijo provolone

🔸3 colheres de sopa de óleo vegetal


🍲Preparo:

Para começar, deixar o feijão de molho por 48 horas (ir trocando a água de 8 em 8 horas - se não puder deixar as 48 horas deixar pelo menos 12 horas).

Cozinhar o feijão com 5 folhas de louro (ajuda a não dar gases, então não esquece)

Frite o alho e quando dourar adicione a cebola até murchar. Coloque a cenoura e o inhame e o feijão já cozido.

Por último, adicione o tofu ou provolone e deixe cozinhar até o feijão e os legumes estarem macios.

Obs: Acerte o sal e adicione pimenta do reino se for do seu gosto.


Acompanhamentos: couve refogada, farofa ou farinha de mandioca, arroz bem soltinho e uma bela laranja.


Não é porque você se tornou vegetariano que não pode mais comer feijoada. Aproveita essa versão leve e cheia de nutrientes.
Receita de feijoada vegetariana

.

Abraço,

Nutri Fer Scaravelli

CRN-3 66249/P


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo