Já perdi as contas de quantas vezes já escutei isso. Mas para ser sincera nem ligo. Continuo firme e forte com as minhas feijoadas vegetarianas feliz da vida e aproveitando os benefícios dos ingredientes.
Agora se você, por acaso, precisa diminuir a quantidade de gordura animal, principalmente por problemas de saúde, dê uma chance para essa belezinha.
Vai ter o mesmo gosto?
Provavelmente, não! Não vou enganar ninguém aqui, risos, mas é uma forma diferente de consumir o feijão preto, que, pelo menos aqui, no estado de São Paulo não é muito consumido fora dessa preparação.
A feijoada tradicional aparece como um prato nacional. Quando se pensa em Brasil logo a feijoada já aparece na lista. Mas será que ela é só nossa?
Existem vários pratos parecidos que levam carnes, legumes e verduras cozidos ao redor do mundo e, inclusive alguns deles datam até mesmo de serem característicos do Império Romano.
Alguns exemplos: Cassoulet (França), cozido (Portugal), paella (Espanha), casouela e bollito (Itália).
Tradicionalmente, no Brasil, seria a feijoada um feijão gordo, isto é, feijão preto acrescido de toucinho e carne seca.
Agora, a feijoada vegetariana nada mais é que um prato bem mais saudável, visto que não tem esse monte de gordura saturada e ainda aproveita todo o potencial do feijão e podemos ter mais proteínas e minerais se acrescentamos tofu defumado. Além de tudo isso ainda não tem aquele efeito de difícil digestão da feijoada tradicional.
Existem no mercado opções veganas de linguiças, bacon, e outras coisas. Eu particularmente não gosto muito dessas opções (gosto particular, pois existem algumas mais saudáveis e outras que é só uma forma de fazer você comer aditivo químico).
Eu costumo usar o tofu defumado para dar o gosto mais característico, mas fica a seu critério usar ele também ou não. Se você consome leite e derivados também tem a opção de usar o queijo provolone.
📝 Receita:
🔸500g de feijão preto cozido bem al dente (depois vai cozinhar mais um tempinho com os legumes)
🔸5 dentes de alho
🔸1/2 cebola picada
🔸1 cenoura média picada em cubos
🔸1 inhame médio picado em cubos (pode substituir por cogumelos, brócolis...)
🔸1 xícara de tofu defumado ou queijo provolone
🔸3 colheres de sopa de óleo vegetal
🍲Preparo:
Para começar, deixar o feijão de molho por 48 horas (ir trocando a água de 8 em 8 horas - se não puder deixar as 48 horas deixar pelo menos 12 horas).
Cozinhar o feijão com 5 folhas de louro (ajuda a não dar gases, então não esquece)
Frite o alho e quando dourar adicione a cebola até murchar. Coloque a cenoura e o inhame e o feijão já cozido.
Por último, adicione o tofu ou provolone e deixe cozinhar até o feijão e os legumes estarem macios.
Obs: Acerte o sal e adicione pimenta do reino se for do seu gosto.
Acompanhamentos: couve refogada, farofa ou farinha de mandioca, arroz bem soltinho e uma bela laranja.
.
Abraço,
Nutri Fer Scaravelli
CRN-3 66249/P
コメント