Fome ou Vontade de Comer?


Se tem uma coisa que une vegetarianos e quem não é é esse tema. Já pensou que isso pode estar atrapalhando seu emagrecimento???

Vamos lá ver qual é a diferença?


Fome: É aquela fisiológica mesmo. Que o corpo emite os sinais (estômago roncando e tudo). Que você come o que colocam na sua frente. Não tem sabor específico. É para manutenção do corpo mesmo costumo falar que aqui a gente come até arroz com feijão e abobrinha(rs)


Vontade de Comer: Aparece do nada. Não apresenta os sinais de fome e é bem específica (Quem nunca ficou com vontade de comer o bolo X do lugar Y?)


Fome Emocional: É quando a gente começa a comer para satisfazer um desarranjo emocional. Funciona como uma compensação. Normalmente aparece como foco do desejo alimentos com açúcares e gordura (Exemplo clássico: pote de sorvete depois de um pé na bunda)


Exagero Ocasional: Quando entra a fome emocional ou vontade de comer e a gente passa um pouco dos limites. Come até se sentir estufada. Ex: festas, churrascos, uma ida na pizzaria ou no rodizio de sushi.


Compulsão: É quando a pessoa come muito mesmo... mas muito (suficiente para alimentar ela durante uma semana em uma só refeição). Não tem sabor específico, não tem hora, não tem nem fome muitas vezes, comendo o que aparecer na frente até sentir náuseas ou dor de estômago e podendo ter até diarreia.

Agora o mais importante depois de ver sobre todas essas opções é saber quando é que aparece qual na nossa vida. Em casos mais graves como a compulsão procurar ajuda multidisciplinar (médico, nutricionista e psicologo e psiquiatra) é fundamental para conseguir sair dessa.


Abraço

Nutri Fer Scaravelli

CRN-3 66249/P

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo