O que é Diabetes MellitusDiabetes é a situação na qual o corpo não produz insulina ou não consegue usar direito a insulina que produz. Nesse caso ocorre a hiperglicemia (que é a glicose alta no sangue) e se ela não for monitorada poderá ocasionar danos em diversos órgãos e tecidos do corpo.Mas o que é a insulina?Insulina é um hormônio secretado após nos alimentarmos e ele funciona como uma chave para que a glicose entre nas células para ser usada como fonte de energia. Porém se não tem esse hormônio ou ele não está func
top of page

O que é Diabetes Mellitus


Diabetes é a situação na qual o corpo não produz insulina ou não consegue usar direito a insulina que produz. Nesse caso ocorre a hiperglicemia (que é a glicose alta no sangue) e se ela não for monitorada poderá ocasionar danos em diversos órgãos e tecidos do corpo.


Mas o que é a insulina?

Insulina é um hormônio secretado após nos alimentarmos e ele funciona como uma chave para que a glicose entre nas células para ser usada como fonte de energia. Porém se não tem esse hormônio ou ele não está funcionando a glicose acaba circulando no sangue pelo corpo inteiro. O problema é que isso acaba deixando o sangue mais "grosso" e viscoso e então ele não consegue entrar nos pequenos vasos sanguíneos (chamados de capilares por terem a espessura parecida com a de um fio de cabelo). E esses vasos estão principalmente nas extremidades do corpo como mãos e pés e também no cérebro e nos rins, por exemplo.


Existem alguns fatores de risco para desenvolver a diabetes tipo 2 que são:

- Hipertensão Arterial;

- Estar acima do peso e com gordura acumulada ao redor da cintura;

- Colesterol e/ou triglicérides alterados no exame de sangue;

- Genético (pai/mãe) portador de diabetes tipo 2;

- Ter tido diabetes gestacional.


Tratamento

Após o diagnóstico é muito importante rever os hábitos que levaram a esse quadro. Uma coisa que depois do diagnóstico é extremamente importante é passar a analisar os rótulos dos alimentos industrializados, pois existem muitos açúcares disfarçados nos alimentos e dependendo da gravidade da doença acaba piorando. Igualmente importante é ter um planejamento alimentar para que não ocorra piora ou complicações como doença renal, hipertensão e doenças vasculares.


Prevenção

Se entre os fatores de risco para desenvolver a diabetes estão o sobrepeso, o colesterol elevado, os triglicérides e a hipertensão arterial, então devemos, na medida do possível, gerenciar nossa alimentação evitando tanto os carboidratos refinados (açúcar e farinha branca basicamente) como também a gordura saturada (origem animal). Para prevenir é recomendado o consumo de frutas, legumes e verduras constantemente para que se tenha o aporte adequado de micronutrientes (minerais e vitaminas variadas) e tão importante quanto a alimentação temos a pratica de atividade física orientada por um profissional.


Abraço

Nutri Fer Scaravelli

CRN-3 66249/P

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page