Porque usar prebióticosPrebióticos - alimentação dos campeõesJá falamos dos "bichinhos", agora vamos falar da comida deles. Assim como a gente alimenta um animal, temos que pensar em alimentar as nossas bactérias probióticas - aquelas lá do nosso intestino - para elas conseguirem trabalhar lindamente e fazer tudo que elas precisam. Vamos começar, o que será exatamente essa 'comida' de bactérias?! São compostos de fibras não digeríveis por nós e que acabam sendo fermentados pelas bactérias no nosso intestino. Eu ouvi f
top of page

Porque usar prebióticos


alimentos prebióticos para a nossa saúde!
Prebióticos - alimentação dos campeões

Já falamos dos "bichinhos", agora vamos falar da comida deles.

Assim como a gente alimenta um animal, temos que pensar em alimentar as nossas bactérias probióticas - aquelas lá do nosso intestino - para elas conseguirem trabalhar lindamente e fazer tudo que elas precisam.


Vamos começar, o que será exatamente essa 'comida' de bactérias?!

São compostos de fibras não digeríveis por nós e que acabam sendo fermentados pelas bactérias no nosso intestino.


Eu ouvi fibra?!

Isso mesmo. Aquela parte da planta que a gente pede tanto pra vocês colocarem na alimentação. Elas trabalham tanto fisicamente no intestino (mas isso a gente fala numa outra hora) quanto no processo de alimentar as nossas bactérias.


Mas qualquer fibra serve?!

Assim como a gente tem nossas comidas preferidas elas também têm as delas: Amido resistente, inulina e frutooligosacarídeo (FOS) são as queridinhas.

Nem ideia de onde encontrar?? Pois bem essas fibras estão na banana-verde, na batata doce, nos grãos, no repolho, no alho poró, na cebola, no mel.


Tem mais alguma coisa que a gente pode fazer para ajudar elas?!

Tem sim, na mastigação. Quanto mais mastigadinha a comida chegar para elas, melhor vai ser o aproveitamento.

Só lembrar do milho. Se você costuma comer e encontrar ele inteiro no final quer dizer que sua mastigação está perto de péssima.


Atenção, com as bactérias boas bem alimentadas você vai acabar "soltando" gases. Não se preocupe, eles são nada mais nada menos que os dejetos desse processo "alimentar" das bactérias e as características que eles devem ter é serem sem odor e serem barulhentos.

Mas, se o cheiro estiver terrível e ele for aqueles "puns" bem silenciosos, toma cuidado que é sinal de problema na digestão de proteínas.


Viu como nossa alimentação influencia todos os processos no nosso corpo?! E nem precisa de tanto esforço assim para ajudar quem ajuda a gente.


Abraço,

Nutri Fer Scaravelli

CRN-3 66249/P



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page