Qual o tamanho da sua pegada?


Você já pensou no impacto que a sua presença no mundo causa?!


Você já pensou que se todas as pessoas no mundo fossem iguais a você o mundo estaria melhor ou quem sabe nem tão bom assim?!


Nas minhas andanças pela internet (ultimamente só assim mesmo) achei uma calculadora de pegada ecológica e achei bem interessante e de certa forma inquietante.


Essa calculadora contabiliza o consumo de recursos naturais não renováveis que são utilizados para manter nosso estilo de vida bem como a capacidade do ecossistema de absorver os nossos resíduos.

Pelas minhas contas se fosse um mundo de Fernandas precisaríamos de 1,32 planetas para dar conta. Não sei vocês mas eu me assustei por não ter da onde tirar esse 0,32 planeta.

Na verdade isso significa que eu tenho que repensar meu estilo de vida e na medida do possível aplicar as mudanças necessárias e ainda passar essa mensagem adiante para que todo mundo que ver esse post possa também repensar o seu estilo de vida.

Pretendo fazer algumas postagens para trabalhar melhor esse tema e como a gente pode melhorar essa relação com o meio ambiente.

Basicamente essa calculadora trabalha com 3 indicadores:


Pegada Ecológica – Mede os impactos da ação humana sobre a natureza, e sua consequência sobre as reservas naturais.


Pegada de Carbono – Mede os impactos da humanidade sobre a biosfera e seus efeitos sobre o clima.


Pegada Hídrica - Mede os impactos que as atividades humanas causam na hidrosfera, monitorando os fluxos de água reais e ocultos.


Além desses 3 indicadores ainda temos outros indicadores que eles ainda não conseguem quantificar mas que acabam aumentando ainda mais o tamanho dessa pegada.


Quer saber como anda a sua? http://www.pegadaecologica.org.br/


Se você fizer o cálculo comenta aqui embaixo quanto deu! Vou adorar saber.


Inspirado no texto da WWF.ORG.BR

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo