O que é o Leite Vegetal? O que é o leite vegetal, se os vegetais não tem glândulas mamárias? Leite vegetal é o nome que damos aos extratos vegetais ou bebidas vegetais. Só usamos o NOME de leite por sua semelhança com a cor, textura e uso agora como substituto nutricional não tem nada de parecido. O extrato vegetal pode vir de várias fontes diferentes como soja, amêndoas, avelãs, castanha de caju, amendoim, arroz, aveia, semente de melão, inhame, gergelim, painço, coco, etc. Por vir de diferentes fontes torna-se difí
top of page

O que é o Leite Vegetal?

Atualizado: 25 de mai. de 2021





O que é o leite vegetal, se os vegetais não tem glândulas mamárias?


Leite vegetal é o nome que damos aos extratos vegetais ou bebidas vegetais. Só usamos o NOME de leite por sua semelhança com a cor, textura e uso agora como substituto nutricional não tem nada de parecido.


O extrato vegetal pode vir de várias fontes diferentes como soja, amêndoas, avelãs, castanha de caju, amendoim, arroz, aveia, semente de melão, inhame, gergelim, painço, coco, etc. Por vir de diferentes fontes torna-se difícil padronizar as propriedades deles e portanto vai depender do que foi usado e quantidade.



opções de leites vegetais - Nutricionista Fernanda Scaravelli
Opções de leites vegetais - Nutricionista Fernanda Scaravelli

Só que vamos repetir aqui, NÃO dá pra substituir o leite animal por um vegetal de igual para igual. Não tem as mesmas quantidades de vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e nem de gorduras. Alias as gorduras de um e de outro são bem diferentes.



Ultimamente com o aumento no número de vegetarianos e de pessoas com intolerância a lactose houve um aumento de demanda e de oferta desses leites vegetais industrializados e por um lado é ótimo ter opções mais fáceis no mercado e normalmente esses leites já vem com um acréscimo de vitaminas e minerais por outro lado muitas empresas acabam pesando a mão no açúcar ou adoçante e o custo desses leites podem chegar a preços muito altos.


Qual é a dica então?

  • Não consuma um tipo só. Varie sempre que possível. Se fizer o caseiro misture as fontes para agregar valor nutricional e diminuir o custo.

  • Do extrato vegetal caseiro você acaba tendo uma sobra de resíduo que pode ser usado para outras preparações. Sugiro ir guardando no freezer para juntar uma quantidade maior e secar.

Agora para finalizar tem uma receitinha de um extrato de avelã que fica perfeito com um chocolate quente.




receita leite de avelã
Leite de Avelã - Nutricionista Fernanda Scaravelli

Abraços

Nutri Fer Scaravelli

CRN-3 66249/P




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page