tá, mas e as proteínas?




Essa pergunta faz parte da história de todo mundo que algum dia tentou o vegetarianismo. Então se você nunca escutou você começou errado. rs.

Mas vamos lá, praticamente todo alimento de origem vegetal tem uma fração proteica. Então em alguns vai ter um pouco mais, em outros um pouco menos.

Agora que a gente já sabe que os alimentos de origem vegetal possuem proteínas e não só as carnes quanto a gente tem que comer para não faltar?

Para essa pergunta a gente vai ter que analisar individualmente a pessoa, pois depende da fase da vida, depende do objetivo, da atividade física que desempenha, etc. Mas falando em números para uma pessoa adulta, sedentária podemos trabalhar com aproximadamente 0,8 até 1,0 g de proteína por Kg de peso da pessoa. Então nesse caso se a gente pensar em um individuo de 70Kg ele teria que consumir aproximadamente 70g de proteína por dia.

E como que a gente faz essa conta fechar só com vegetais? Se a gente pensar em fracionar essa proteína ao longo do dia não fica pesado em nenhuma refeição.

Hoje em dia temos o costume de rotular um alimento como carboidrato, gordura ou proteico e isso acaba gerando um erro pois no mundo vegetal alguns poucos alimentos não tem todos esses macronutrientes. Então quando a gente pensa em um alimento proteico de origem vegetal provavelmente ele vem junto com carboidratos, fibras e gorduras (melhores do que a gordura da carne) mas também devem ser bem calculados.

Em que alimentos então a gente pode encontrar mais proteínas? Leguminosas principalmente (feijões, lentilha, ervilha, grão de bico, soja e seus derivados como PTS - proteína texturizada de soja, tofu, o próprio glúten que é a parte proteica do trigo e aqui chamamos de Seitan e com a extração podemos usá-lo como uma boa fonte de proteína. Além desses temos ainda a farinha de grão de bico, quinoa (grãos e em flocos), amaranto, chia que possuem proteína e portanto podem ser contabilizadas.

Viu só como é possível? Basta ter uma dieta diversificada que todos os nutrientes acabam aparecendo.





Abraços

Nutri Fer Scaravelli

CRN-3 66249/P






0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo