Vitamina D

Atualizado: 13 de Mai de 2021


Essa lindeza não é só uma vitamina, ela é um hormônio e por sinal um dos mais antigos estudados.


É uma vitamina que a gente "consegue" ela tomando sol, entretanto nem todo mundo consegue absorvê-la: Pessoas de pele negra e mais idosas têm certa dificuldade com a absorção dela.


Porém não é só tomando sol que ela "vem", ocorre que são necessárias várias reações, que acontecem na nossa pele, para ela passar de pré-vitamina D para vitamina D propriamente dita.


Masssssss não é só da pele que ela precisa: precisa ter um fígado e um rim trabalhando 100%, certo?! Ahhhhhhh e tem que ter magnésio e boro nessa lista pra ela chegar até a forma ativa, viu!?


Agora vamos lá, hoje em dia as pessoas 1) não conseguem tomar sol constantemente e 2) não expõem ao sol os lugares certos como os ossos mais longos - as coxas, por exemplo. Com isso há que se pensar em obter a vitamina D de outras fontes, como da alimentação ou da suplementação.


Para nós, vegetarianos, gema de ovo, shitake podem ajudar nos níveis de vitamina D. Por outro lado, tem a suplementação que pode ser de origem fúngica, não interferindo na escolha vegetariana de dieta.


O que tanto essa vitamina faz, então?!

--> no intestino delgado: atua na absorção do cálcio (e do fósforo também);

--> nos rins: atua na reabsorção renal do cálcio;

--> nos ossos: garante a mineralização óssea e também atua nas células do tecido cartilaginoso.

Assim, a vitamina D garante a formação de ossos saudáveis!!!


Por que temos que ficar de olho nela?!

Porquê, atualmente, já temos estudos que ligam a sua deficiência com casos de:

--> doenças autoimunes como lúpus, artrite reumatóide;

--> câncer e depressão,

--> diabetes mellitus tipo I que leva à síndrome metabólica.

Além dos já conhecido raquitismo nas crianças e osteomalácia nos adultos que desencadeiam uma mineralização óssea inadequada ou com algum defeito.


Portanto, é bem importante estar com a vitamina D bem servida no corpo, analisar sua dosagem no sangue e em casos de problema com o fígado, rim ou alguma deficiência em magnésio pedir acompanhamento de uma nutricionista para melhorar essa lindeza.


Abraços

Nutri Fer Scaravelli

CRN-3 66249/P

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo