É possível emagrecer comendo chocolate?É possível emagrecer comendo chocolate?Colocar um chocolate na dieta não é a coisa mais difícil que existe porque o cacau possui inúmeros benefícios como antioxidantes por exemplo. O único problema é saber qual o chocolate que vamos consumir, pois hoje em dia a coisa mais difícil que existe é achar um chocolate que não seja praticamente só açúcar e gordura vegetal. E para saber qual usar não tem como fugir de ler a lista de ingredientes. Vamos analisar alguns tipos que mais aparecem para ver qua
top of page

É possível emagrecer comendo chocolate?


É possível emagrecer comendo chocolate?

Colocar um chocolate na dieta não é a coisa mais difícil que existe porque o cacau possui inúmeros benefícios como antioxidantes por exemplo.

O único problema é saber qual o chocolate que vamos consumir, pois hoje em dia a coisa mais difícil que existe é achar um chocolate que não seja praticamente só açúcar e gordura vegetal. E para saber qual usar não tem como fugir de ler a lista de ingredientes. Vamos analisar alguns tipos que mais aparecem para ver qual a melhor opção.

Lembrando que segundo a lei para ser considerado chocolate ele deve ter uma porcentagem maior que 25% de sólidos de cacau (nibs, cacau em pó e manteiga de cacau).


Chocolate 70% cacau

Massa de cacau;

açúcar;

manteiga de cacau;

cacau em pó;

emulsificante lecitina de soja;

aromatizante.

Sendo de uma boa marca ele não terá um sabor muito amargo. No mercado existem opções até com maiores porcentagens de cacau, isso significa que um chocolate 80% cacau tem apenas 20% dos outros ingredientes.


Chocolate ao leite

Açúcar;

leite em pó integral;

manteiga de cacau;

soro de leite em pó;

gordura vegetal;

glicose;

gordura de manteiga desidratada;

açúcar invertido;

emulsificante lecitina de soja, poliglicerol polirricinoleato;

aromatizante.


Nessa opção já vemos o açúcar assumir a primeira posição (sendo a maior quantidade dos ingredientes) e ainda temos glicose e açúcar invertido que são outros nomes para o açúcar.


Chocolate tipo cobertura ou fracionado

Açúcar;

gordura vegetal;

cacau em pó;

permeado de soro de leite em pó;

leite integral em pó;

emulsificantes lecitina de soja e poliglicerol polirricinoleato;

aromatizante.


Esse é o pior tipo de chocolate e o mais encontrado por aí. Ele não tem a quantidade de massa de cacau exigida por lei e a gordura vem de fonte vegetal e não é utilizada a manteiga de cacau.


Como comer o Chocolate


O verdadeiro chocolate derrete em temperatura de 36°C (temperatura do nosso corpo), então o certo é deixar ele ir derretendo na boca aos poucos.

Ele deve ser macio e suave, além de não deixar um sabor de gordura na boca.


Os chocolates, assim como o vinho e o café, dependem do local onde o ingrediente principal - cacau, no caso - foi produzido, então muitas vezes você vai ver na embalagem a localização do cacau utilizado (para chocolates premium) para uma degustação.


Agora você já sabe qual a melhor opção e no começo pode ser difícil sair de um chocolate bem doce para outro mais amargo. O que eu sugiro é ir mudando aos poucos para ir se desacostumando com o açúcar.

Na dúvida procure um nutricionista que possa te ajudar nesse processo de escolhas mais saudáveis.


Abraço

Nutri Fer Scaravelli

CRN-3 66249/P




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page