top of page

A Dieta do Sono e como o seu sono influencia no emagrecimento!

Atualizado: 2 de ago. de 2023



uma mulher dormindo com cobertor
Dormir bem faz você emagrecer mais rápido.

Quando você dorme pouco ou mal o seu organismo não consegue fazer a “limpeza adequada” das toxinas e juntamente não consegue produzir os neurotransmissores e hormônios que vão ajudar o corpo a combater inflamação e ter um bom funcionamento e isso tem total ligação com a obesidade. Por isso vou colocar 5 atitudes que você já pode ir mudando hoje e através da dieta do sono ir deixando o se corpo mais funcional.

1- coloque a cara no sol logo cedo

Abra as janelas, tome seu café na varanda, vá fazer exercícios ao ar livre. Essa é a estratégia para começar a rodar seu ciclo circadiano (o relógio interno) direitinho. Quando você acorda e permanece em um lugar escuro o seu corpo nem imagina que horas são.

2- evite tomar café depois das 15h

ele demora para ser metabolizado, bagunça hormônios depois desse horário e dificulta para você ter uma boa noite de sono. Depois de um tempo fazendo esse processo nem vai mais ser necessário esse tanto de café depois das 15h.

3- crie um ritual pra dormir

(banho quentinho, creme, colocar um pijama, ouvir uma música mais tranquila, ler um livro leve e ir diminuindo as luzes da casa). Escolha o seu ritual, assim seu cérebro já vai entendendo que está na hora de desligar. Aqui eu vou trazer o meu ritual:

  • banho quentinho,

  • Um pijama

  • um chá relaxante (tem algumas opções ali abaixo)

  • Um bom livro para relaxar. Aqui eu gosto de usar o Kindle. Ele é prático, tem como diminuir a luminosidade e eu posso colocar vários ebooks nele. Amo de paixão o meu que já tem mais de 5 anos e está ótimo ainda.

4- ter uma hora fixa pra dormir e acordar. (Seu corpo se acostuma com o horário)

Aqui seu celular pode te ajudar. No relógio tem a função dormir. Você coloca o horário que você gostaria de dormir (o ideal é você dormir entre 7-9 horas por dia) e o horário que você vai acordar. Nessa função também tem o de deixar a tela branco e preto e assim a luz do celular não atrapalhar seu sono.

5- faça isso todo dia.

Não adianta arrumar o sono alguns dias na semana. Quanto mais você fizer mais vai se beneficiar e nos finais de semana conta mais pontos ainda pois é quando a gente tende a desandar geral.

6- Chás

Alguns chás que podem te ajudar nesse processo de dormir melhor: Melissa, camomila, folha de maracujá. Só que por favor, sem açúcar.

Algumas marcas como Ah natu já possuem algumas opções de misturas que são boas para esse caso específico. Chá relaxante.


Esse é um dos meus pontos principais em consulta. Não adianta muita coisa colocar a pessoa em restrição calórica, acertar nutrientes se esse pilar importante não está ativo. Pensando nisso eu coloco o Guia do Sono para as pacientes trabalharem a melhora do sono e assim o corpo começar a responder melhor o estímulo da alimentação e suplementação.


Se você chegou até aqui coloca as suas dúvidas e eu vou responder.

Abraço

Nutri Fer Scaravelli

CRN-3: 66249



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page