Quem são os Carboidratos?Quem são os carboidratosComo já falei das proteínas, agora chegou a vez do carboidrato, e esse assunto rende muita conversa, então vamos dar uma fatiada nele para ficar mais fácil o entendimento. Esse mocinho acabou virando vilão e está difícil tirar ele desse posto.O carboidrato é um dos macronutrientes na nutrição e o que deve estar entre 45 a 65% do nosso aporte diário de nutrientes. Existem várias divisões de carboidratos e normalmente elas vão do mais simples (com menos ligações entre as m
top of page

Quem são os Carboidratos?


Quem são os carboidratos

Como já falei das proteínas, agora chegou a vez do carboidrato, e esse assunto rende muita conversa, então vamos dar uma fatiada nele para ficar mais fácil o entendimento.

Esse mocinho acabou virando vilão e está difícil tirar ele desse posto.


O carboidrato é um dos macronutrientes na nutrição e o que deve estar entre 45 a 65% do nosso aporte diário de nutrientes. Existem várias divisões de carboidratos e normalmente elas vão do mais simples (com menos ligações entre as moléculas de glicose) - como a glicose - até os mais complexos (com muitas ligações entre as moléculas de glicose), que são os cereais integrais e a celulose (só que essa última possui ligações que nossas enzimas não conseguem quebrar).


O carboidrato é nossa fonte primária de energia e é tão importante que alguns órgãos (como o cérebro, por exemplo) só funcionam mediante a presença de glicose. Após alimentar o corpo a glicose excedente será guardada na forma de glicogênio e, se ainda tiver sobrando glicose será usada para produzir os ácidos graxos (gorduras). Além disso, o carboidrato também pode ser usado para a síntese de aminoácidos.


Fontes de Carboidrato:


Cereais integrais: Esses são as melhores fontes de carboidrato. Isso porque possuem fibras junto e assim diminuem o índice glicêmico da refeição. São exemplos aveia, arroz integral, quinoa, trigo, centeio, painço, milho, flocos de cereais.


Amiláceos: Devem ser consumidos com moderação.

Fazem parte desse grupo batata, inhame, mandioca, pipoca estourada, fubá etc.


Cereais refinados: Seu consumo deve ser reduzido ou se possível eliminado. Aqui temos arroz branco, pães e macarrão de farinha branca, açúcar etc.


Pode comer carboidrato a noite?!

Pode sim! Entretanto o carboidrato deve ser bem distribuído em todas as suas refeições e deve-se atentar para que a fonte deles seja adequada. A noite, dar preferência para os cereais integrais os quais também irão ajudar a ter uma boa noite de sono. Também opte pelo uso de leguminosas, pois, como já disse aqui, sempre terá um pouco de carboidrato em praticamente todos os alimentos de origem vegetal, assim como terá proteína.


Um plano alimentar bem desenhado às suas necessidades vai abarcar todos os nutrientes necessários e ajudar a evitar muitas escapadinhas - já que o nosso cérebro não quer que falte seu próprio alimento, né!! E sabe o que ele fará nesses casos?! Bom, quando os níveis de glicose ficam muito baixos ele tende a fazer você procurar um docinho (glicose mais rápida para ser absorvida) e normalmente desse passo para o descontrole é um pulinho.


Procure um nutricionista e assim experimente uma relação mais tranquila com a comida.


Abraço

Nutri Fer Scaravelli

CRN-3 66249/P



Qual carboidrato emagrece? Qual engorda? Aqui a gente já resolve isso

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page